terça-feira, 8 de março de 2011

PEQUENO SEGREDO

Num dia desses de verão ameno, uma menina andava pela praia com seu avô. Caminhavam em silêncio já fazia um certo tempo. Na cabeça dela milhões de idéias circulavam. Havia dias que carregava a mágoa de um amor que não deu certo. Sentia o coração pesado, nada parecia ter cor, sabor ou sentido. A vida perdeu o rumo. Será que algum dia ela seria feliz de novo? Sentiria tudo aquilo de novo? E de repente, irrompeu uma pergunta que estava na ponta da língua, e só esperava o momento para ser perguntada. Não se virou para o avô para fazê-la, pois seu olhos já se enchiam de lágrimas, mas olhando para a areia da praia abaixo dos seus pés, falou:
- Será que podemos ser tristes para sempre?
O avô que até então contemplava o mar, pensou um pouco antes de falar alguma coisa, tanto que diante do silêncio do avô a menina achou que ele não a tivesse ouvido, mas ela já não tinha mais vontade de repetir a pergunta. Foi então que ele respondeu:

- Bem, minha querida, tudo depende do que você quer.

Ela olhou para avô com uma cara de inquisição e na mente logo veio o pensamento de que ela estava infeliz porque ela queria. Ora! Como ele podia falar isso assim, não era culpa dela tudo que vinha sentindo, não era culpa dela os olhos marejarem quando ouvia uma música que lembrava e trazia saudade de algo que nunca existiu! O avô percebeu o que se passava pela mente da jovem mulher e explicou:
- O que eu quero dizer é que sim. Sim! Você pode ser infeliz pra sempre se escolher isso para sua vida! Todos os dias quando acordamos já estamos lutando com o desconhecido, e senão tivermos a esperança, porque acordar? Felicidade é um estado de espírito, e depende de você querer sentir algo a mais do que o mundo pode oferecer, depende de você olhar a vida com outros olhos, de esperar que a felicidade esteja na próxima esquina, depende de você ter a vontade de ser feliz. Por que sofrer faz parte da vida, faz parte da vida chorar, sentir saudade, se emocionar com uma melodia. O que não faz parte é tentar estender o período de sofrimento para que as pessoas que estão ao seu lado recompense a sensação que você já não tem mais. O tempo cicatriza as feridas, mas se você ficar cutucando nelas, elas sempre estarão doendo e machucando ainda mais.
O avô voltou o olhar solene para o mar novamente, de alguma forma ele parecia entender que isso era a mais pura verdade comprovada por ele mesmo. O sol se punha no horizonte ao longe, e a menina que observava o avô, passou alguns instantes pensando em falar alguma coisa, mas as palavras não saiam de sua boca e morriam dentro do peito. Pela primeira vez esboçava um sorriso no rosto, pois naquela tarde seu avô havia lhe presenteado com um segredo que guardaria para o resto da vida.




"Tu mulher que carregas dentro de si o mundo e o sentimento, não percas o ânimo de sorrir por causa das batalhas do caminho, pois tua força se mistura com a delicadeza de tua espécie e te faz uma guerreira atrás das lágrimas cristalinas!"



Parabéns a todas as mulheres!


Bárbara Pena
(a imagem acima foi encontrada na Internet sem menções ao autor)