Já dizia o velho ditado: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!"
É tão raro encontrar a aquela pessoa que está ao seu lado sempre que é preciso, que compartilha alegrias e tristezas, compreende mas também dá aquele "chacoalhada" pra você acordar para a vida. Amigo de verdade, pelo menos na minha breve e limitada compreensão, é aquele que percebe quando você está triste ou feliz demais sem você ao menos falar alguma palavra a respeito, isto porque ele te conhece demais. Seja ele amigo homem ou amiga mulher, quando é amigo de verdade, respeita e compreende seus limites mas alimenta seus sonhos para que você voe cada vez mais alto, cada vez mais longe.
E é engraçado esse troço de amizade, porque ela não é uma coisa programada, ou seja, você não tenta ser amigo, você simplesmente é. De repente, você percebe que tem sempre alguém ou alguns que se importam demais com a gente. E o mais interessante é que todo o conhecimento que ele tem sobre você com o tempo vai aumentando e virando intimidade, e é nessa fase que você percebe que certos amigos marcam a sua vida de um modo inesquecível, e que mesmo daqui uns 5 ou 10 anos, ou até mais, você vai olhar para as fotos de vocês juntos e vai lembrar quantas coisas doidas aquela pessoinha te levou a fazer ou viver.
Amigo ajuda você a descobrir coisas que nem você suspeitava que era capaz de fazer ou ser. Amigo não tem medo de te dar um abraço quando percebe que você está triste com receio do que os outros vão pensar. Amigo te zoa, te enche a paciência às vezes, e por ser às vezes muito parecido ou muito diferente de você, vai te irritar e vocês podem até brigar, mas nada que dure, porque o danado sentimento de amizade é muito forte, chego até pensar que às vezes ele é mais forte que muitos relacionamentos por aí. Porque existe amor de amizade e é um sentimento nobre.
Acho que é por isso que é tão difícil encontrar amigos que realmente sejam amigos, no sentido pleno da palavra. Talvez seja por isso também que podemos contar nos dedos da mão que são eles. E sinceramente, somos tão frágeis como ser humanos! E às vezes tão burros, que precisamos desses camaradas "amigos" para ajudar na caminhada!
Muitas das vezes eles entram na nossa vida, fazem uma reviravolta, marcam uma época, e depois partem para modificar a vida de muitos outros por este mundão afora. Outras vezes, eles partem para um lugar muito melhor e nos deixam com um buraco no peito e com uma saudade tamanha de um tempo que já não volta. Há também as vezes que eles estão presentes em nossas vidas, no nosso presente, no nosso hoje, mas estão morando ou vivendo distante, entretanto sabemos que podemos contar com eles, que se precisarmos conversar eles vão estar ali para ouvir, seja pela Internet, seja pelo bom e velho telefone e acabamos percebendo que a amizade continua a crescer mesmo a longas distâncias e as intempéries do tempo. Mas muitas das vezes, eles estão bem pertinho da gente, no nosso cotidiano, próximo o bastante para nos dar um abraço, ou para falar aquilo que precisamos ouvir!
É por isso que a cada dia temos que cultivar a amizade que carregamos dentro do peito, afinal eles também carregam um pouquinho de nós, são eles que quando caímos irão nos fazer lembrar de onde começamos a caminhar e como chegamos até aonde estamos, eles fazem parte de nossa história e relembram, quando preciso, a nossa essência. Simplesmente, são eles que dão sentido a vida e a torna muito, mas muito mais colorida! E um conselho se você tem um amigo assim, diga a ele o quanto você se importa, nem tanto com palavras, mas com atitudes, e verás que alimentar uma amizade é um dom que nos é imprescíndivel para sobreviver!
Uma ótima semana!
(a imagem acima foi encontrada na internet sem menções ao autor)