sábado, 10 de dezembro de 2011

Tempo de Espera

Uma só palavra,
Neste caos completo,
Poderia fazer sentido,
Se a dissesses com verdade!

E a cada momento,
A memória irrompe meus pensamentos,
Traz-me de volta aquele instante,
E algo fica suspenso no ar.

A boca queria falar,
Mas o peito calou-se.

Apenas no olhar,
Soube que havia muito mais a dizer,
Mas que havia tempo para esperar
E esperança escondida no amanhecer!



Bárbara Pena

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pequenos detalhes

Conseguimos complicar coisas tão simples quando nos tornamos adultos. Perdemos a simplicidade do  olhar e nos cansamos tão fácil, pois já não conseguimos enxergar o todo, estamos obcecados com os detalhes inúteis. E embora negamos, somos uma sociedade perfeccionista, ou melhor, em busca de uma perfeição utópica. Somos quase novos renascentistas tentando desesperadamente traçar um padrão "do que achamos perfeito" para o ser humano. Mas o ser humano é diversificado demais para seguir uma linha reta. São tantos esteriótipos, máscaras e disfarces que usamos ou buscamos, que acabamos esquecendo o que está por baixo de todas as fantasias.

Fruto amargo desse esquecimento é a falta de sentimento com o próximo. Não nos preocupamos em olhar verdadeiramente para o outro e enxergar apenas o que existe por  detrás de todas as camadas de poeira acumulada pela destruição de tantas pedras do caminho da vida. Mas o mais impressionante  é que o que não conseguimos fazer, uma criança pratica naturalmente. Criança sorri e não tem medo de ser feliz, se alegra em ficar correndo em volta de um carro atrás das outras crianças até cansar, ou fica satisfeita em simplesmente em utilizar a imaginação para criar um mundo novo para brincar.

É....precisamos mesmo reencontrar esta criança que guardamos em algum canto de nós. Pois é tão triste ver aquele momento em que uma criança se transforma na frieza de um adulto, exatamente como no filme "Em Busca da Terra do Nunca" (aliás um ótimo filme). Eu diria que é até doloroso. Afinal a única coisa que realmente precisamos buscar não é a perfeição, mas sim a segurança de uma mão amiga que sempre irá nos aceitar do jeito que realmente somos!

Bom Feriado!

Bárbara Pena

sábado, 2 de julho de 2011



Já dizia o velho ditado: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro!"


É tão raro encontrar a aquela pessoa que está ao seu lado sempre que é preciso, que compartilha alegrias e tristezas, compreende mas também dá aquele "chacoalhada" pra você acordar para a vida. Amigo de verdade, pelo menos na minha breve e limitada compreensão, é aquele que percebe quando você está triste ou feliz demais sem você ao menos falar alguma palavra a respeito, isto porque ele te conhece demais. Seja ele amigo homem ou amiga mulher, quando é amigo de verdade, respeita e compreende seus limites mas alimenta seus sonhos para que você voe cada vez mais alto, cada vez mais longe.


E é engraçado esse troço de amizade, porque ela não é uma coisa programada, ou seja, você não tenta ser amigo, você simplesmente é. De repente, você percebe que tem sempre alguém ou alguns que se importam demais com a gente. E o mais interessante é que todo o conhecimento que ele tem sobre você com o tempo vai aumentando e virando intimidade, e é nessa fase que você percebe que certos amigos marcam a sua vida de um modo inesquecível, e que mesmo daqui uns 5 ou 10 anos, ou até mais, você vai olhar para as fotos de vocês juntos e vai lembrar quantas coisas doidas aquela pessoinha te levou a fazer ou viver.


Amigo ajuda você a descobrir coisas que nem você suspeitava que era capaz de fazer ou ser. Amigo não tem medo de te dar um abraço quando percebe que você está triste com receio do que os outros vão pensar. Amigo te zoa, te enche a paciência às vezes, e por ser às vezes muito parecido ou muito diferente de você, vai te irritar e vocês podem até brigar, mas nada que dure, porque o danado sentimento de amizade é muito forte, chego até pensar que às vezes ele é mais forte que muitos relacionamentos por aí. Porque existe amor de amizade e é um sentimento nobre.


Acho que é por isso que é tão difícil encontrar amigos que realmente sejam amigos, no sentido pleno da palavra. Talvez seja por isso também que podemos contar nos dedos da mão que são eles. E sinceramente, somos tão frágeis como ser humanos! E às vezes tão burros, que precisamos desses camaradas "amigos" para ajudar na caminhada!


Muitas das vezes eles entram na nossa vida, fazem uma reviravolta, marcam uma época, e depois partem para modificar a vida de muitos outros por este mundão afora. Outras vezes, eles partem para um lugar muito melhor e nos deixam com um buraco no peito e com uma saudade tamanha de um tempo que já não volta. Há também as vezes que eles estão presentes em nossas vidas, no nosso presente, no nosso hoje, mas estão morando ou vivendo distante, entretanto sabemos que podemos contar com eles, que se precisarmos conversar eles vão estar ali para ouvir, seja pela Internet, seja pelo bom e velho telefone e acabamos percebendo que a amizade continua a crescer mesmo a longas distâncias e as intempéries do tempo. Mas muitas das vezes, eles estão bem pertinho da gente, no nosso cotidiano, próximo o bastante para nos dar um abraço, ou para falar aquilo que precisamos ouvir!


É por isso que a cada dia temos que cultivar a amizade que carregamos dentro do peito, afinal eles também carregam um pouquinho de nós, são eles que quando caímos irão nos fazer lembrar de onde começamos a caminhar e como chegamos até aonde estamos, eles fazem parte de nossa história e relembram, quando preciso, a nossa essência. Simplesmente, são eles que dão sentido a vida e a torna muito, mas muito mais colorida! E um conselho se você tem um amigo assim, diga a ele o quanto você se importa, nem tanto com palavras, mas com atitudes, e verás que alimentar uma amizade é um dom que nos é imprescíndivel para sobreviver!


Uma ótima semana!


(a imagem acima foi encontrada na internet sem menções ao autor)

domingo, 17 de abril de 2011

TEMPEROS DA VIDA


Há quem diga que as coisas mais importantes da vida vêm em pequenos pacotes, em pequenos momentos.

E eu também já ouvi dizer que às vezes a viagem é muito melhor do que chegar ao destino.

A vida é uma viagem efêmera. Pode acabar rapidamente, porque somos extremamente frágeis!

Não só fisicamente, mas psicologicamente também.

E os momentos são o que dão sabor a viagem, ou melhor a vida.

São como o tempero para a comida, você não o enxerga quando come uma boa refeição, mas se você não colocá-lo com certeza vai sentir falta!

Afinal, precisamos de todos os momentos para temperar a vida!!!

Então, dê mais valor aos instantes, sinta o sabor e o cheiro destes temperos e no fim, talvez possamos afirmar o que também andam dizendo por aí, neste mundo louco de pessoas pensantes: "A Vida é Bela!!!".


Boa Semana a Todos!


Bárbara Pena



(A imagem acima foi retirada da internet, sem nenhuma menção ao autor)

terça-feira, 8 de março de 2011

PEQUENO SEGREDO

Num dia desses de verão ameno, uma menina andava pela praia com seu avô. Caminhavam em silêncio já fazia um certo tempo. Na cabeça dela milhões de idéias circulavam. Havia dias que carregava a mágoa de um amor que não deu certo. Sentia o coração pesado, nada parecia ter cor, sabor ou sentido. A vida perdeu o rumo. Será que algum dia ela seria feliz de novo? Sentiria tudo aquilo de novo? E de repente, irrompeu uma pergunta que estava na ponta da língua, e só esperava o momento para ser perguntada. Não se virou para o avô para fazê-la, pois seu olhos já se enchiam de lágrimas, mas olhando para a areia da praia abaixo dos seus pés, falou:
- Será que podemos ser tristes para sempre?
O avô que até então contemplava o mar, pensou um pouco antes de falar alguma coisa, tanto que diante do silêncio do avô a menina achou que ele não a tivesse ouvido, mas ela já não tinha mais vontade de repetir a pergunta. Foi então que ele respondeu:

- Bem, minha querida, tudo depende do que você quer.

Ela olhou para avô com uma cara de inquisição e na mente logo veio o pensamento de que ela estava infeliz porque ela queria. Ora! Como ele podia falar isso assim, não era culpa dela tudo que vinha sentindo, não era culpa dela os olhos marejarem quando ouvia uma música que lembrava e trazia saudade de algo que nunca existiu! O avô percebeu o que se passava pela mente da jovem mulher e explicou:
- O que eu quero dizer é que sim. Sim! Você pode ser infeliz pra sempre se escolher isso para sua vida! Todos os dias quando acordamos já estamos lutando com o desconhecido, e senão tivermos a esperança, porque acordar? Felicidade é um estado de espírito, e depende de você querer sentir algo a mais do que o mundo pode oferecer, depende de você olhar a vida com outros olhos, de esperar que a felicidade esteja na próxima esquina, depende de você ter a vontade de ser feliz. Por que sofrer faz parte da vida, faz parte da vida chorar, sentir saudade, se emocionar com uma melodia. O que não faz parte é tentar estender o período de sofrimento para que as pessoas que estão ao seu lado recompense a sensação que você já não tem mais. O tempo cicatriza as feridas, mas se você ficar cutucando nelas, elas sempre estarão doendo e machucando ainda mais.
O avô voltou o olhar solene para o mar novamente, de alguma forma ele parecia entender que isso era a mais pura verdade comprovada por ele mesmo. O sol se punha no horizonte ao longe, e a menina que observava o avô, passou alguns instantes pensando em falar alguma coisa, mas as palavras não saiam de sua boca e morriam dentro do peito. Pela primeira vez esboçava um sorriso no rosto, pois naquela tarde seu avô havia lhe presenteado com um segredo que guardaria para o resto da vida.




"Tu mulher que carregas dentro de si o mundo e o sentimento, não percas o ânimo de sorrir por causa das batalhas do caminho, pois tua força se mistura com a delicadeza de tua espécie e te faz uma guerreira atrás das lágrimas cristalinas!"



Parabéns a todas as mulheres!


Bárbara Pena
(a imagem acima foi encontrada na Internet sem menções ao autor)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Corpo & Mente

Atrás das máscaras, os olhos buscavam a vida
Buscavam companhia para livrar-se da solidão
Carregavam dentro de si a vontade ser livre
De encontrar o lugar o qual pertencesse

Curiosas, as mãos tateavam o escuro em busca de outras
Mas se assustavam a cada toque desconhecido
Gostariam de desvendar todos os mistérios do mundo
Mas o medo dominava a máscara que encobria o ser

Coração palpitava solitário em busca de audição
Desejoso de ser roubado e bem-cuidado
E a saudade batia no peito a cada instante
Como um gongo ensaiado, lembrava-se de tudo,
De tempos que já não voltam

A boca desejava falar, mas no frenesi do tempo
Calava-se, e muda ficaria
Aos poucos o tempo se encarregaria de no
Silêncio para sempre ficar, privando o corpo
E a mente de todos os gritos e berros,
De toda revolta que ali residia

Anseio profundo de reencontrar o caminho
Equilibrar as forças
Voltar no tempo
E ser feliz!
Bárbara Pena

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

É HORA DE SONHAR!!!

Um Ano Novo começa e todos os sonhos, desejos e promessas que estavam guardados em algum lugar da nossa mente parecem ganhar força. Desejamos ser pessoas melhores novamente, prometemos milhões de coisas das quais não vamos cumprir nem 1%, e sonhamos! Sonhamos alto, buscando encontrar esperança de recomeçar um novo ano de um jeito diferente, de um jeito novo. Acho que o sonho é a mais pura forma de esperança, porque nem sempre o que você sonha ou almeja é plausível, mas mesmo assim, lá dentro do seu coração, bem lá no fundo, há uma pontinha de esperança de que as coisas podem acontecer a qualquer momento. E não é melhor viver assim? Achando o desconhecido atraente e que o futuro guarda momentos e coisas maravilhosas.

Uma vez li em algum lugar a seguinte frase "Se não for por um sonho, não vale a pena viver, porque de sonho em sonho aprende-se a ser". E é mesmo simples assim! É preciso sonhar mais, acreditar mais na bondade das pessoas e olhar o mundo com olhos mais serenos. Já ouvi muitas vezes as pessoas falando para mim que eu sonho alto. Não parece uma coisa muito louca para se dizer alguém?Afinal, já que eu estou sonhando, porque sonhar pouco? Sonhar alto não quer dizer que você vive no mundo da lua, mas sim que você tem a esperança de que coisas melhores irão acontecer.

Deixar de sonhar é morrer aos poucos. Quem não sonha, não tem esperança, acha que nada vai mudar, está deixando de viver. E viver é esperança! É acreditar que toda noite quando você dorme você vai acordar no dia seguinte; que quando sair de casa não vai acontecer nenhum acidente grave que vai apagar sua existência em segundos. E sonhar, meu caro, é para corajosos! Sonhar é coragem de enfrentar a vida de cabeça erguida, apesar dos obstáculos e dos "nãos" que ela irá impor a você.

Sonhar tem a ver com lutar, não basta apenas sonhar, é preciso lutar para alcançar aquilo que deseja. Não seria isso a essência da vida??? Todo nós não acordamos e batalhamos todos os dias para alcançar um objetivo, um sonho? Passamos a vida buscamos respostas, felicidade, amigos, amor e muitas outras coisas, porque desejamos que tenhamos um final feliz como todos os personagens dos contos de fadas. Penso que isto é um sonho quase unânime: Ser Feliz!!! Mas o que é ser feliz? "Felicidade é um estado, não um destino?"

Espero que 2011 seja um ano de realização e coragem para transformar os sonhos em realidade, e se não transformá-los, pelo menos dar um passo mais próximo a ele. O caminho é longo, e uma vida sem sentido não é uma vida. Sonhe e tenha a esperança de que quando a gente menos espera coisas incríveis acontecem. Acredite mais em si e na humanidade lá fora, pois não é porque há algumas maçãs podres na cesta, que todas estão estragadas. Ame, sorria, aproveite o dia, porque se hoje fosse seu último ano de vida, ou último mês, ou último dia? O que você faria? Morreria sem sonhos, ou como sonhador?

Feliz 2011!!!

Bárbara Pena


(A imagem acima foi encontrada na internet sem menções ao autor)